Parlamento dividido mas preocupado com situação no Chile
O parlamento debateu esta sexta-feira cinco projetos de resolução sobre a situação no Chile. Apenas o do PS, de “preocupação pela violação dos direitos humanos no Chile”, foi aprovado.
No total, foram apresentados cinco projetos de resolução de condenação, preocupação ou repúdio, embora com diferenças, em que se notou uma divisão esquerda-direita. O cruzamento dos votos contra ou a abstenção do PS e PSD e dos partidos de esquerda ditou o chumbo dos projetos de resolução do BE, IL, CDS e PCP.
As manifestações no Chile surgiram em outubro em protesto contra um aumento do preço dos bilhetes de metro em Santiago, decisão que seria suspensa e posteriormente anulada pelo governo liderado pelo Presidente chileno Sebastián Piñera. Mas, apesar do recuo, as manifestações e os confrontos, que já fizeram 22 mortos, prosseguiram devido à degradação das condições sociais e às desigualdades no país.
United Kingdom Latest News, United Kingdom Headlines
Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.
Protestos no Chile causaram 22 mortos e mais de dois mil feridos, segundo novo balançoO saldo de vítimas mortais estagnara após as primeiras semanas de agitação social e protestos contra um modelo económico desigual, mas novos episódios de violência esta semana resultaram em mais dois mortos, 28 dias depois das primeiras manifestações
Read more »
União Europeia insiste em “investigação rápida” a violações de direitos humanos no Chile“Apelamos mais uma vez a uma investigação rápida de todos os crimes e violações dos direitos humanos”, referiu a Alta Representante da União Europeia para a Política Externa
Read more »
UE volta a exigir ''investigação rápida'' a violações de direitos humanos no ChileUE volta a exigir “investigação rápida“ a violações de direitos humanos no Chile
Read more »
Jogadores do Chile recusam jogar com Peru por causa da crise social no paísOs futebolistas da seleção chilena decidiram esta quarta-feira não disputar a partida de caráter particular com o Peru, agendada para dia 19 de novembro, em Lima, devido à crise social que o Chile atravessa há quatro semanas.
Read more »
Jogadores do Chile recusam jogar com o Peru por causa da crise no paísA situação social do Chile sobrepôs-se completamente à concentração da seleção.
Read more »
Jogadores do Chile recusam jogar com o Peru por causa da crise social no paísOs futebolistas da seleção chilena decidiram esta quarta-feira não disputar a partida de caráter particular com o Peru, agendada para dia 19 de novembro, em Lima, devido à crise social que o Chile atravessa há quatro semanas.
Read more »