Parlamento: PS admite ceder na intenção de acabar com pingue-pongue nos debates com Costa
em torno da frequência – os sociais-democratas querem o regresso das sessões quinzenais – e do modelo das interpelações. Os socialistas propõem que só final de cada intervenção de uma bancada, o primeiro-ministro possa responder, o que é contestado pela oposição.
A solução pode passar por fixar uma repartição do tempo global de cada bancada. Por exemplo, o PSD tem um tempo total de cinco minutos, que teria de dividir em duas partes. Apesar de a disponibilidade do PS para negociar ser bem-vinda, o social-democrata Hugo Carneiro defende que cada bancada deve usar o tempo como entende.
"O PS já teve tanta pressão pública que se está a ver forçado a reponderar a sua posição e eu não critico isso, elogio essa aproximação ao bom senso, mas quem define o método como cada partido decide usar o seu tempo deve ser cada partido, não deve ser o Governo agora a vir dizer que o PSD só pode fazer duas perguntas. Isso é estrangular as questões. Há dois pontos absolutamente essenciais.
A divergência entre PS e PSD sobre esta questão já levou ao adiamento da conclusão das alterações ao regimento da Assembleia da República para o próximo ano. Os restantes partidos da oposição defendem o regresso dos debates quinzenais, à excepção do PCP, embora os comunistas já tenham assumido que não votarão contra essa intenção.
No Verão de 2020, os dois partidos chegaram a acordo para reduzir a presença do primeiro-ministro no plenário para uma vez a cada dois meses face à
United Kingdom Latest News, United Kingdom Headlines
Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.
Líder do PSD acusa Costa de querer que″ portugueses se habituem à pobreza″António Costa 'é que vai ter que se habituar a ter uma oposição exigente, firme, vigilante, escrutinadora, fiscalizadora' e capaz de 'lhe dizer, olhos nos olhos', que é o primeiro-ministro que 'está a empobrecer Portugal', afirmou o líder do PSD.
Read more »
PSD acusa Costa de querer que cidadãos se habituem à pobrezaO presidente do PSD, Luís Montenegro, acusou António Costa de querer que 'os portugueses se habituem à pobreza', avisando que os socialistas terão que habituar-se a uma oposição 'exigente'.
Read more »
Visão | Miguel Poiares Maduro: 'Mantenho a coerência - o PSD deve evitar abrir a porta ao Chega''Costa tem dito que estamos a crescer em ritmo superior aos países mais avançados; ora, isto é como um clube de futebol que, na época passada, tenha ficado a meio da tabela, a 15 pontos do líder, vir agora ufanar-se de que este ano está só a 13 pontos, mas a descer de divisão...”
Read more »
Líder do PSD acusa PM de querer que 'portugueses se habituem à pobreza'O presidente do PSD, Luís Montenegro, acusou o primeiro-ministro, António Costa, de querer que “os portugueses se habituem à pobreza“, avisando que os socialistas terão que habituar-se a uma oposição “exigente“. Saiba mais em
Read more »
Líder do PSD acusa PM de querer que 'portugueses se habituem à pobreza'CNN Portugal. O canal de informação, com uma cultura multiplataforma, que acompanha, em tempo real e em diversos meios, os acontecimentos que marcam o país e o mundo.
Read more »